MEL

Para nossa alegria nossos antepassados descobriram as propriedades antissépticas, dietéticas, fortificantes, calmantes, laxantes, diuréticas e bactericidas do mel e souberam tirar proveito destas propriedades na maior parte das enfermidades.

 

O mel se incorpora na corrente sanguínea em 15 minutos. O açúcar demora em torno de 4 horas para ser metabolizado. Importante também é que o mel é um açúcar ideal para alimentação porque em sua composição entram açucares simples, glucose e frutose que não precisam transformação pelos tubos digestivos para serem assimilados.

 

Atribuem se ao mel valiosas propriedades que ajudam na melhora de enfermidades hepáticas, renal, pulmonares, digestivas, dermatológicas, inflamatórias e outras. Na opinião de alguns pesquisadores, o mel e a geleia real exerce ação anti micótica, o que explica a rara ocorrência de câncer entre os apicultores.

Fazer uso do mel no lugar do açúcar é a mais sábia decisão que uma pessoa pode tomar, pois nos previne ou melhora nossas enfermidades e nos ajuda a ter uma vida saudável e produtiva.

 

O mel é perfeitamente liquido quando extraído, podendo cristalizar-se com o tempo, mas pode ser pasteurizado e voltar a forma liquida. Temperatura ideal para pasteurização é de 50 a 60°C.

OBSERVAÇÃO: De forma alguma o mel deve ficar exposto ao sol.

 

Composição Química.

O mel é constituído pelos seguintes componentes e quantidades (média).

Açúcares naturais: Glucose 40,5%, frutose 34%, sacarose 1,9%, proteínas 0,26%, vitaminas B, B1, B2, B5, B6, BC, C, G, H, e PP, sais minerais 0,1%, cálcio, fosforo, potássio, cloro, sódio, magnésio, manganês, silício, boro, nitrogênio e outros que encontramos em menores quantidades, Ácidos 0,1%, málico cítrico, fórmico, tânico, cúprico, oxálico, fosfórico, butírico, acético, latônico, valeriânico e propiônico.

 

 

MEL É UMA RICA FONTE DE ENERGIA USE TODO DIA!